sábado, 12 de dezembro de 2015

Mensagem Diária: 12/12/2015

Tema: Fidelidade e confiança ao Senhor 
Divisa: "Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar" Daniel 1.8 
Momento da História: Hoje refletiremos sobre a história do jovem Daniel, e de seus 3 amigos, Hananias, Misael e Azarias. Foram três jovens do povo de Israel, que fizeram diferença no meio onde eles estavam. 
O rei Nabucodonosor, veio no terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, até Jerusalém e a sitiou. E o rei Nabucodonosor, disse a Aspenaz (chefe dos eunucos), que trouxesse alguns dos filhos de Israel, da linhagem real como também os nobres, enfim, os melhores jovens possíveis, para que ficassem no palácio do rei, para aprenderem da linguagem dos caldeus e também da sua cultura. 
O rei Nabucodonosor, determinou para esses jovens a ração (comida) diária e também o melhor vinho que ele bebia, onde eles seriam alimentados por 3 anos aprendendo da cultura dos caldeus e se alimentando dessas iguarias, donde desses jovens cativos de Jerusalém para a Babilônia, lá foram 4 jovens: Daniel, Hananias, Misael e Azarias, onde Aspenaz (chefe dos eunucos) mudou o nome deles para: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respectivamente. Só que Daniel resolveu não se contaminar com as iguarias do rei, pois ele sabia que aqueles alimentos eram oferecidos aos deuses dos Babilônicos, e que não agradavam á Deus, nem ele e nem seus 3 amigos se alimentaram da comida do rei. 
Daniel disse ao cozinheiro-chefe que era encarregado de alimentar os jovens que estavam no palácio do rei, que ele pedia ao cozinheiro 10 dias, e durante esses 10 dias ele só daria de comer vegetais e de beber água para Daniel e seus amigos. E no fim desses 10 dias ele compararia Daniel e seus amigos com os outros jovens que estavam se alimentando das iguarias do rei, e ver qual deles estavam mais sadios, mais inteligentes e mais fortes. Então no fim dos dez dias, Daniel e seus amigos estavam com aparência melhor, mais inteligentes e mais fortes do que todos aqueles que tinham se alimentado das iguarias do rei Nabucodonosor., com isso o cozinheiro-chefe tirou as iguarias da sua alimentação, e lhes deu apenas água e legumes. E o Senhor vendo a fidelidade de seus servos no meio de um lugar tentador, Deus deu aos 4 jovens o conhecimento e a inteligência em toda a cultura e a sabedoria, e ainda deu a Daniel também inteligência de todas as visões e sonhos. 
Momento de Reflexão: Vimos hoje, que Daniel e seus amigos passaram por um momento de tentação, por um momento em que eles estavam em uma situação que nós passamos a maioria dos nossos dias, um momento que nós podemos ser aprovados por Deus ou reprovados, Deus está sempre observando nossas vidas, aqueles 4 jovens poderiam ter se alimentado da comida do rei, e ter bebido do vinho do rei, só que eles sabiam que não era certo, que aqueles alimentos não eram alimentos puros, e sim sacrificados aos deuses dos caldeus, eles poderiam ter se esquecido do Senhor, pelo fato de que foram tirados da sua terra e foram levados para outra terra, mas não, eles nunca se esqueceram do Senhor, pois o Senhor sempre esteve com eles, Ele que deu entendimento para Aspenaz e ao cozinheiro-chefe para aceitarem o pedido de Daniel, Ele que deu a prova para aqueles 4 jovens e também deu a sua aprovação, e com isso concedeu inteligência e sabedoria para aqueles 4 jovens. E você, o que tem mostrado aos que estão ao seu redor? Tem seguido uma vida correta em ambientes que possuem pessoas que você não conhece? Na escola/trabalho tem sido a mesma pessoa que você é na igreja/casa?
Pense e reflita nisso, pois os olhos do Senhor estão sobre todos, em diversos momentos passamos por adversidades na nossa vida, mas devemos sempre seguir de uma forma correta, e ser uma só pessoa em qualquer lugar que estejamos, muitas provas são lançadas para nós, onde Deus estará nos testando, e mesmo Ele sabendo se nós vamos ser aprovados ou reprovados, Ele nos dá o livre-arbítrio, Ele quer nos aprovar, mas depende de nós mesmos!

Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário