segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Mensagem Diária: 14/12/2015

Tema: Qual semente nós somos?
Divisa: "Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, sessenta e a cem por um". Marcos 4.20
Momento da História: Hoje estudaremos sobre a parábola do semeador, uma parábola muito conhecida por todos. Jesus voltou a ensinar a multidão á beira do mar, só que dessa vez existia uma grande multidão para ouvir os ensinamentos de Jesus, então Jesus subiu no barco que estava perto da praia onde as pessoas estavam, assentou-se no barco e começou a ensinar, Jesus ensinava por meio de parábolas, essa era sua forma de ensinar. 
Jesus começa dizendo que um semeador saiu á semear,onde esse semeador tinha consigo 4 sementes, e o semeador lança a sua primeira semente, só que ela caiu á beira do caminho, e vieram as aves e comeram a primeira semente. Mas, o semeador não desistiu, lançou a segunda semente, que caiu em um lugar que tinha pouca terra e muitas rochas (pedras), e essa semente nasceu, só que por não existir muita terra, ela não tinha raiz, e veio o sol e a queimou e ela secou. Mas o semeador tinha consigo ainda 2 sementes, onde lançou sua terceira semente, que caiu entre os espinhos, onde os espinhos sufocaram a terceira semente e ela não deu fruto. Mas o semeador tinha a sua última semente, e ele lançou ela, ele ainda tinha esperanças, e a sua última semente caiu em uma boa terra, e deu muitos frutos, frutificando a ponto de trinta, sessenta e a cem por apenas uma semente. Depois de Jesus contar essa parábola, quando Jesus estava só, a multidão junto com os 12 discípulos, interrogaram a Jesus a respeito das parábolas. E Jesus responde que aos discípulos é lhes dado conhecer o ministério do reino de Deus, mas os de fora, ou seja, a multidão, tudo a eles é ensinado por meio de parábolas. E a multidão fica confusa, mas Jesus continua dizendo que ele ensina por meio de parábolas, para que a multidão vendo, vejam e não percebam, e ouvindo, ouçam e não entendam, mas para que eles não venham a se converter, mas que haja perdão neles. E a multidão insistente, queria saber o que significava aquela parábola. 
Momento de Reflexão: Jesus explica que o semeador semeia a palavra de Deus, as sementes são as pessoas, são os tipos de pessoas, onde a primeira semente que caiu á beira do caminho, são o tipo de pessoas que a palavra é semeada nelas, só que vem Satanás e tira a palavra que foi semeada nessas pessoas. A semente que caiu em pouca terra, com muitas rochas e não frutificou, são as pessoas que ouvem a apalavra de Deus e logo ficam alegres no mesmo momento, recebem a palavra de Deus com alegria, mas elas não tem raízes em si mesmas, ou seja a palavra nelas tem pouca duração, e quando chegam a hora da angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se desanimam, se escandalizam. A semente que caiu entre os espinhos e foi sufocada e morreu, são as pessoas que ouvem a palavra, recebem a palavra, mas as adversidades do mundo, os prazeres da carne e as ambições que vem sobre essas pessoas, sufoca a palavra e tornam ela infrutífera. Já a última semente foi diferente de todas, ela caiu em boa terra, significa que são os tipos de pessoas que ouvem a palavra de Deus, recebem a palavra e frutificam a trinta, sessenta e até mesmo cem por 1 apenas pessoa, ou seja, uma pessoa frutifica ao ponto de que fossem muitas pessoas, é uma pessoa que dá bons frutos e está disponível para a obra do Senhor. 
Então, vamos refletir sobre essa parábola. Que pessoas estamos sendo? Qual semente nós representamos entre as quatro ditas na história acima? Estamos dando frutos para a obra do Senhor? 
Pensem e reflitam, nós devemos ser a quarta semente, que caiu em boa terra, e que deu muitos frutos para a obra do Senhor, não podemos deixar que as adversidades da vida nos sufoquem como foi sufocada a terceira semente. Devemos dar bons frutos para o reino de Cristo. 
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo". João 16.33b

Bom Dia!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário